É uma visita quase incontornável para quem passa pela região, nem que seja para admirar o imponente edifício a partir do exterior (e tirar a foto da praxe), mas já que por ali anda, aproveite para conhecer melhor a vila e outras freguesias do concelho
É um dos edifícios mais importantes e marcantes da história de Portugal. Ao chegar ao local ficamos impressionados pela grandeza. Estacionamos a Autocaravana na ASA Mafra (Área de Serviço para Autocaravanas de Mafra) que fica apenas a 5 min (a pé) do palácio. Alternativas ASA-S Intermarché Mafra
Este conjunto arquitetónico é constituído pelo palácio e também por um mosteiro monumental de estilo barroco.
Muitos são aqueles que defendem que a construção do Palácio e do Mosteiro se deveu a uma promessa feita devido a uma doença que o rei D. João V de Portugal padecia.
Foi prometido que se a rainha D. Maria Ana de Áustria lhe desse descendência, seria realizada esta construção. Assim, com o nascimento da princesa D. Maria Bárbara, ficou determinado o cumprimento da promessa.
Os trabalhos patrocinados por D. João V começaram a 17 de Novembro do ano de 1717, sendo inicialmente projectado como um modesto mosteiro que abrigaria 109 frades franciscanos.
No entanto, com a entrada nos cofres de Portugal do ouro brasileiro, D. João e o seu arquitecto, Johann Friedrich Ludwig, alteraram o projecto inicial e realizaram um plano muito mais ambicioso.
Para a construção do conjunto arquitectónico não se pouparam despesas. Foram empregados 52 trabalhadores e no final, o mosteiro ficou com capacidade para 330 frades. Além do mosteiro, foi construído o palácio real e ainda uma das mais belas bibliotecas europeias.
Logo à entrada, foram as aves de rapina que fizeram as delícias de todos os visitantes. Aprendemos muitas curiosidades sobre as corujas, águias, falcões e mochos. Podemos pousar para a fotografia, mas quem quiser, é possível pegar num dos animais com a luva e registar o momento.
Seguimos pela larga escadaria do Palácio Nacional de Mafra, fomos descobrindo os dois andares abertos ao público em geral. No primeiro piso, existe uma cozinha e a enfermaria, onde se podem ver as camas onde eram assistidos os doentes graves.
Os doentes eram aqui assistidos por frades-enfermeiros, recebendo a visita diária do médico e do sangrador. Sobre cada cama fixava-se a receita deixada pelo o médico para que o doente soubesse se o enfermeiro seguia correctamente as suas instruções. Daqui sai uma escada para o Campo Santo, pela qual desciam os defuntos.
As camas ficavam viradas para o altar, ao fundo da sala, para que os doentes pudessem assistir à celebração da missa.
No segundo piso a área visitável é bem maior o atractivos passam pela Sala da Caça, da Sala da Música, das lindíssimas pinturas nos tectos e paredes, do quarto do Rei, do quarto da Rainha e do incrível corredor com mais de 230 m de comprimento que liga estes aposentos, entre os dois Torreões.
O Ex-libris é mesmo a deslumbrante biblioteca com mais de 30.000 volumes de livros em português, francês, latim e outros idiomas. Diz quem sabe (e já viu) que durante a noite também lá se passeiam muitos morcegos, para ajudar na manutenção dos livros.
Informações Úteis
Morada: Terreiro D. João V, Mafra
Telefone: 261 817 550
Bilhetes: Adulto – 6 € euros • Criança (até aos 12 anos) – gratuito
é gratuito no primeiro domingo de cada mês para todos
Estacionamento: De um lado ou de outro, é fácil estacionar à volta do Palácio
Dicas: Encerra às terças-feiras. Reservem duas a três horas para a visita
A Área de Serviço de Mafra localiza-se junto ao palácio nacional de Mafra, dispõe de 7 lugares reservados a Autocaravanas com possibilidade de pernoita.
– STOPOVER MAFRA (Recomendada)
– ASA INTERMARCHÉ MAFRA
O espaço de manutenção é espaçoso, o fornecimento de água é via moedas/segundos.
www.eurostops.pt
Não vendemos nem revendemos os seus dados!