PE-TP IDANHA-A-VELHA - Idanha-a-Nova| Pn(0 EUR)
Categoria
PE-TP Tolera Pernoita
Pais
» PORTUGAL
Adicionado
Favoritos
Avaliação
0
DESCRIÇÃO

A Idanha-a-Velha (antiga Egitânia) é um espaço que respira história. Ao longo da muralha existe diversos locais possíveis de estacionar / pernoitar, recomendamos este espaço julgamos o mais adequado. Perto do estacionamento encontra-se um bar/restaurante junto da praça de touros com mesas de pic-nic e WC


IDANHA-A-VELHA

Outrora Egitânia, preserva um vasto conjunto de monumentos e marcas históricas, juntamente com o seu encanto natural a tornam peculiar. Atribui-se a sua fundação ao período de Augusto (séc. I a.C.). Esta Aldeia Histórica possui uma das estações arqueológicas mais relevantes do País. Chegou a ser sede episcopal sob influência visigótica. Ocupada pelos muçulmanos (séc. VIII), foi reconquistada pelos cristãos (séc. XII) e, no séc. XIII, foi doada à Ordem do Templo. Ainda hoje, são visíveis as marcas deixadas pela presença destes povos.
Em 1199 D. Sancho I transferiu o poder do Bispado da Egitânia para a cidade da Guarda.

Idanha-a-Velha fica no interior do país, no concelho de Idanha-a-Nova. A povoação teve uma grande importância aquando da ocupação romana que começou no século I a.C., foi depois alvo das invasões Bárbaras no século III e IV, tomada pelos mouros em 713 e finalmente recebeu foral em 1206 no reinado de D. Sancho I. A aldeia é formada por típicas casas de pedra e vários monumentos de interesse que relatam a história da aldeia, como é o caso do Castelo, a Torre dos Templários, a Catedral, a Ponte sobre o Rio Ponsul, ente outros. É classificada como uma das “Aldeias Históricas de Portugal”.

IGREJA DE SANTA MARIA (SÉ)
Sob os domínios suevo e visigótico Idanha-a-Velha, então Egitânia, é sede episcopal. Desses tempos os vestígios são raros, sendo os batistérios notáveis exceções. A igreja, anterior matriz e, mais tarde, cemitério, é hoje um edifício sucessivamente restaurado. A sua presente forma resulta, sobretudo, das obras medievais e quinhentistas. A planta e arquitetura interior revelam, porém, uma matriz construtiva mais ampla, antiga e enigmática. As teorias explicativas são controversas: alguns autores defendem tratar-se da sé visigótica, outros julgam ser templo moçárabe ou mesmo
islâmico e outros, ainda, propõem para a sua origem uma função secular. Apesar destas incertezas, é um dos mais admiráveis monumentos do pré–românico português.
Fonte: Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova

Tome nota:

ESTACIONAR/PERNOITAR é a imobilização da autocaravana na via pública, respeitando as normas de estacionamento em vigor, designadamente o Código da Estrada, independentemente da permanência ou não de pessoas no seu interior.

ACAMPAR é a imobilização da autocaravana, ocupando um espaço superior ao seu perímetro, em consequência da abertura de janelas para o exterior, uso de toldos, mesas, cadeiras e similares, para a prática de campismo. Isto não é permitido nestes espaços!


COORDENADAS GPS

39.99834,-7.1439 | 39⁰ 59′ 54,02” N,7⁰ 8′ 38,04” W

Mapa da Sugestão
Calculador de Rotas
Destaques EUROSTOPS
ASA-TOP Destaque
A área de Serviço para Autocaravanas do Intermarché da Lourinhã localiza-se na retaguarda junto do ...
Profile Photo
Eurostops
ASA-M Municipais
Área de Serviço para Autocaravanas junto da praia da Consolação (Peniche) em terra batida com área ...
Profile Photo
Eurostops
SERVIÇOS NO LOCAL OU PRÓXIMO
Natureza
Urbano
Autocolante Eurostops
Selo Azul Eurostops
Sem Vigilância
0
0 Review
Local
0.0%
Serviços
0.0%
Segurança
0.0%
Acessos
0.0%
Preço
0.0%
Close