UNESCO - Mosteiro da Batalha (1983)
Categoria
UNESCO
Pais
» PORTUGAL
Adicionado
Favoritos
Avaliação
0
DESCRIÇÃO

UNESCO – Mosteiro da Batalha (1983)

Para a manutenção da independência do reino português, a vitória dos exércitos de D. João I sobre as tropas de Castela, teve um papel fundamental. De acordo com a mística da época, o rei terá feito um voto a Nossa Senhora que determinou a invocação do templo, pois a batalha deu-se na véspera do Dia da Assunção da Virgem. As obras foram iniciadas em 1388.

A pedra branda e de tonalidade quente faz do Mosteiro da Batalha não apenas um monumento único do estilo gótico flamejante, mas também um marco fundamental da história do reino de Portugal – verdadeiro “lugar de memória”, de cor dourada, num momento em que se reafirma a sua independência pela ação conjugada de dois homens: D. João I, rei de Portugal, e D. Nuno Álvares Pereira, condestável do reino.

A sua forma quase cristalina e mineral, característica dos edifícios do gótico-tardio, é fruto da sábia gestão de um dos maiores estaleiros de arquitetura que Portugal conheceu e que atravessou várias gerações, desde o seu mestre fundador, Afonso Domingues (1388-1402), passando pelo genial Huguet (1402-1438), e culminando no caprichoso “estilo manuelino” de Mateus Fernandes (no início do século XVI). A Capela do Fundador e as célebres “Capelas Imperfeitas” foram destinadas a panteão dos reis e príncipes da Dinastia de Avis. Revela algo mais no seu simbolismo, marcado pelo escolasticismo dos frades dominicanos: representa a Cidade Celeste.

https://www.unescoportugal.mne.pt

Mapa da Sugestão
Calculador de Rotas
Diferença entre...
estacionar_a
acampar_a
SERVIÇOS NO LOCAL OU PRÓXIMO
Data not found.
0
0 Review
Local
0.0%
Serviços
0.0%
Segurança
0.0%
Acessos
0.0%
Preço
0.0%
DADOS GERAIS
DETALHES
Email
No data
Contactos
KeywordUNESCO
Destaques EUROSTOPS
PE-M Pq Merendas
Parque de merendas com muita sombra, fonte, grelhadores e uma mini-piscina. Um espaço localiza-se na ...
Profile Photo
Eurostops