UNESCO - Paisagem Cultural de Sintra (1995)
Categoria
UNESCO
Pais
» PORTUGAL
Adicionado
Favoritos
Avaliação
0
DESCRIÇÃO

UNESCO – Paisagem Cultural de Sintra (1995)

Sintra foi conhecida na antiguidade por “Serra da Lua”. Este nome mostra até que ponto eram importantes os cultos e rituais pré-históricos que aí se desenrolavam, depois sucessivamente cristianizados (e islamizados) e, mais tarde recristianizados.

Primeira “paisagem cultural” a ser inscrita como Património Mundial, prevalece em Sintra o jogo entre a natureza e a ação do homem que modificou a sua roupagem vegetal e a harmonizou, combinando os grandes monumentos como o Palácio Real, dos séculos XIII-XVI e o Palácio da Pena, do século XIX com exemplos da arquitetura tradicional e vernacular.

Sintra foi, no século XIX, o primeiro foco da arquitetura romântica europeia. Fernando II soube transformar as ruínas de um mosteiro em castelo, onde a nova sensibilidade se exprimiu pela utilização de elementos góticos, egípcios, islâmicos e da Renascença, e pela criação de um parque conjugando essências locais e exóticas. Outras residências de prestígio foram construídas segundo o mesmo modelo na serra e fizeram de este local um exemplo único de parques e jardins que influenciou diversas paisagens na Europa.

A imponência de serra e, ao mesmo tempo, a sua amenidade, fazem de Sintra um lugar único no qual o “espírito da terra” e o sagrado sempre se manifestaram de um modo privilegiado.

https://www.unescoportugal.mne.pt

Mapa da Sugestão
Calculador de Rotas
Destaques EUROSTOPS
ASA-P Privadas
  Quinta do Lago Silencioso admite Autocaravanas no periodo entre Julho a Setembro. O valor por ...
Profile Photo
Eurostops
ASA-TOP Destaque
Área de Serviço para Autocaravanas de Moura localiza-se dentro do recinto do Intermarché. Trata-se ...
Profile Photo
Eurostops
SERVIÇOS NO LOCAL OU PRÓXIMO
Data not found.
0
0 Review
Local
0.0%
Serviços
0.0%
Segurança
0.0%
Acessos
0.0%
Preço
0.0%
Close