ASA VISEU | 0€/48h
Categoria
ASA Área Serviço Autocaravanas
Pais
» PORTUGAL
Adicionado
Favoritos
Avaliação
DESCRIÇÃO

40.6648,-7.91626 | 40⁰ 39′ 53,28” N,7⁰ 54′ 58,54” W


A Área de Serviço para Autocaravanas de Viseu permite a pernoita em espaços reservados até 8 autocaravanas. A infraestrutura de manutenção é simples mas funcional, permite despejos e reabastecimentos gratuitos. O piso é em asfalto e sem necessidade de niveladores.


VISEU

Uma cidade com 2500 anos de História e um centro histórico que é um património de referência. Uma enigmática e antiquíssima fortificação octogonal lendariamente ligada à figura de Viriato. Caminhos romanos, a muralha medieval, os recantos e segredos da cidade antiga. Igrejas, palacetes e casas de várias épocas, jardins e parques dentro da cidade. Vinhos do Dão. As termas de  Alcafache junto ao rio Dão e as praias fluviais. A feira de São Mateus que, com mais de 600 anos, é a Feira Franca mais antiga da Península Ibérica. A Ecopista do Dão que liga Viseu a Santa Comba Dão pela antiga linha do caminho-de-ferro. Paisagens e horizontes que inspiraram artistas.

O que visitar

ADRO DA SÉ
Uma das mais belas praças de Portugal com quatro majestosas edificações: a Catedral de Santa Maria, a Varanda ou Passeio dos Cónegos queliga o claustro superior da Sé à antiga Torre de Menagem, o Paço dos Três Escalões (hoje Museu Nacional Grão Vasco) e a Igreja da Misericórdia.

CATEDRAL DE VISEU | MONUMENTO NACIONAL
A sua originalidade resulta de sucessivas transformações desde os séc. XII –XIV. A fachada atual é de meados do séc. XVII. No interior destacam-se o claustro renascentista, as abóbadas dos nós (séc. XVI), a que suporta o coro alto (séc. XVI) e a da capela-mor (séc. XVII), a talha dourada e cadeiral gótico do coro alto (séc. XVI). No séc. XVIII foram edificados o claustro superior e a Varanda dos Cónegos.

IGREJA DA MISERICÓRDIA
Localizado em frente à Sé, uma igreja do séc. XVIII, com fachada “Rocaille” e que invoca à Senhora da Misericórdia. O seu interior foi refeito no séc. XIX, ao estilo neoclássico, composto por uma única nave e pela capela-mor, e onde vale a pena apreciar os três retábulos pintados de branco e ouro. De destacar a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia (séc. XVIII) no altar-mor, grupo escultórico da Visitação em madeira policromada (séc. XIX) e órgão barroco em madeira dourada e marmoreada (segunda metade do séc. XVIII).

PORTA DO SOAR OU DE SÃO FRANCISCO | MONUMENTO NACIONAL
A Porta do Soar é o principal elemento remanescente da antiga muralha a cidade, data do século XV, e que foi o eixo fundamental da circulação da cidade, e onde se encontra uma janela de canto muito peculiar.

CAPELA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS
Construída em 1742, esta Capela foi edificada em honra de Nossa Senhora dos Remédios

PRAÇA D. DUARTE
Foi, até ao séc. XIX, o núcleo principal da cidade. Ao centro, uma estátua do escultor Álvaro de Brée (1906-1962) homenageia D. Duarte, o rei filósofo e literato nascido em Viseu (1391-1438), enquadrada pela velha torre da alcáçova e a Varanda dos Cónegos da Catedral. No topo norte da praça, foram encontrados vestígios de uma basílica paleocristã (séc. V-VI).

GPS: 40.659429, -7.911654

PRAÇA DA REPÚBLICA OU ROSSIO
Nesta ampla praça com imponentes tílias encontram-se os Paços do Concelho, datados da segunda metade do séc. XIX e em frente, o edifício do Banco de Portugal construído no início do séc. XX. O painel de azulejos da autoria do pintor Joaquim Lopes (1886-1956) foi feito em 1931, representando tempos em que a agricultura era crucial na região e as feiras eram lugares indispensáveis de encontro e de negócio.

GPS: 40.657460, -7.913859

IGREJA DOS TERCEIROS DE SÃO FRANCISCO
Construída no séc. XVIII, a sua fachada é um exemplo de esplêndido barroco. Destacam-se no interior os retábulos com ornamentação em talha dourada, o órgão, as telas alusivas à vida de São Francisco de Assis, do pintor viseense do séc. XIX António

GPS: 40.656782, -7.914356

Lazer

ECOPISTA DO DÃO
Desenvolve-se na antiga linha ferroviária do Dão, que foi inaugurada em 1890, e que ligava a Linha da Beira Alta – na estação de Santa Comba Dão – à cidade de Viseu, numa extensão de 49,3km entre Viseu, Tondela e Santa Comba Dão. Neste percurso de magníficas paisagens a Natureza e a descoberta do património cultural conjugam-se num agradável passeio a pé ou de bicicleta.

 

 

Mapa da Sugestão
Anuncio
Algo manda-nos Zarpar...

O programa de Rotas Eurostops chama-se Zarpar, experimente!

Sopram ventos de mudança

Nova APP EUROSTOPS 2.0 | 2021 obtenha a nova app na Eurostops Shop.

SERVIÇOS NO LOCAL OU PRÓXIMO
Ciclovia
Sem Vigilância
T. Públicos
Urbano
Autocolante Eurostops
Selo Azul Eurostops
DETALHES
URL
Email
EndereçoAv. Europa, Viseu
Contactos
KeywordViseu
NOVO!! QUICKOUTCAMPERS
Diferença entre...
Siga o seu caminho
Calculador de Rotas
Close