Estacionamento gratuito próximo dos principais transportes para os palácios (Bus, tuk-tuk’s). O espaço dispõe de alguma sombra e restaurantes.
Sintra, o Monte da Lua, é um daqueles lugares cheios de magia e mistério onde a natureza e o Homem se conjugaram numa simbiose tão perfeita, que a UNESCO o classificou como Património da Humanidade
- Sintra Palácio Nacional de Sintra
- Quinta da Regaleira
- Chalet da Condessa d´Edla
- Castelo dos Mouros
- Sintra Palácio Nacional da Pena
- Palácio e Parque de Monserrate
Vamos por partes…
Palácio nacional de Sintra – Vale a pena visitar o interior, onde se pode saber um pouco da história de Portugal. A decoração tem grande valor, combinando vários estilos artísticos ao gosto dos reis que aqui viveram, e foi adoptada para dar nome às várias dependências. Destaca-se a Sala dos Cisnes, a Sala dos Brasões, a Sala das Pegas e a Capela.
Quinta da Regaleira – Muito perto do centro histórico, a Quinta Regaleira é um dos locais mais enigmáticos de Sintra. O Palácio da Quinta da Regaleira foi construído no início do séc. XX pelo milionário António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920)O Palácio foi construído em estilo romântico revivalista recuperando formas arquitectónicas e decorativas góticas, manuelinas e renascentistas, misturadas com simbologia mítica e esotérica.
Castelo do Mouros – Conquistado definitivamente, depois de várias tentativas, por D. Afonso Henriques, em 1147, ali foi edificada a primeira capela cristã do concelho, dedicada a São Pedro.
Palácio da Pena – Exlibris de Sintra, O fantástico Palácio da Pena é um dos maiores exemplos do revivalismo romântico do séc. XIX em Portugal.
Situado no Monte da Pena, o Palácio foi edificado no sítio de um antigo convento de frades da Ordem de São Jerónimo. Foi fruto da imaginação de D. Fernando de Saxe Coburgo-Gotha, que casou com a rainha D. Maria II em 1836. Apaixonado por Sintra, resolveu adquirir o convento e as terras envolventes para construir o palácio de verão da família real.
O rei consorte adoptou para o palácio formas arquitectónicas e decorativas portuguesas, ao gosto revivalista (neo-gótico, neo-manuelino, neo-islâmico, neo-renascentista) e na envolvência decidiu fazer um magnífico parque à inglesa, com as mais variadas espécies arbóreas exóticas.
Tome nota:
APENAS ESTACIONAR (PE-PD) PORQUÊ?
São diversos fatores classificam este espaço por PE-PD tais como, reserva natural (ao abrigo dec.lei), espaço com relatos de ocorrências, período noturno fechado, sinalização de proibição de pernoita ou pernoita desaconselhável.
Diurno é compreendido o período do dia entre o nascer do sol e o pôr do sol.
No entanto, a pernoita fica ao critério de cada um!
COORDENADAS GPS
38.790345,-9.379772 | 38⁰ 47′ 25,24” N,9⁰ 22′ 47,18” W