Em 10 de junho de 1944, os soldados nazis levaram a cabo um massacre da população civil de Oradour-sur-Glane, uma município francês na região da Nova Aquitânia. O massacre de Oradour-sur-Glane, levado a cabo como punição colectiva na sequência do assassinato de um oficial das Waffen SS pela Resistência Francesa, fez 643 mortos, na sua maioria mulheres e crianças.
Foi o maior massacre cometido pelos nazis contra a população civil de França durante a Segunda Guerra Mundial.
A rendição da França às tropas nazis no início da Segunda Guerra Mundial causou perplexidade e consternação. Embora a França fosse reconhecida como uma das maiores potências militares da Europa, foi derrotada em apenas seis semanas. Foram os erros estratégicos dos oficiais franceses que permitiram confirmar o sucesso alemão. O sistema de defesa, que se baseava inteiramente na Linha Maginot, revelou-se completamente ineficaz face à Blitzkrieg e foi rapidamente esmagado.
Após a derrota da Alemanha nazi e o fim da Segunda Guerra Mundial, o Presidente francês Charles De Gaulle atribuiu à aldeia o título de “Cidade Mártir”. O governo francês decidiu não reconstruir a cidade, optando por preservá-la como um memorial dos horrores da ocupação nazi. Nas ruínas, foi aberto um pequeno museu com documentos, fotografias e artefactos dos antigos habitantes, bem como objectos relacionados com o massacre. Ao lado do centro da aldeia original foi construída uma nova aldeia com o mesmo nome.
No entanto, a memória do massacre limitou-se quase exclusivamente a acções simbólicas e houve poucas iniciativas para responsabilizar legalmente os assassinos. Na década de 1950, as autoridade francesas lançaram um inquérito, mas apenas 21 dos 65 soldados sobreviventes das Waffen SS envolvidos no massacre foram levados a tribunal. Dois deles foram condenados à morte e cinco receberam penas de prisão.
O Governo francês perdoou todos os colaboradores franceses envolvidos no massacre, alegando que tinham sido forçados a participar. Em 1958, todos os réus condenados tinham sido libertados da prisão.
Área de AUTOCARAVANA - Oradour-sur-Glane 10,50 € /24h
Rue du Stade
87520 Oradour sur Glane
GPS: 45°56'04.7"N 1°01'32.8"E 45.934624, 1.025784
Location
Oradour-sur-Glane, Rochechouart, Haute-Vienne, Nouvelle-Aquitaine, Metropolitan France, 87520, France