Site logo

Autocaravanismo para tótós

AUTOVIVENDAS – Consumo médio entre 8 – 11 litros /100 km, carta condução cat. B, capacidade de dormidas até 4 pessoas sendo que a maioria fique entre 2-3 pessoas, lotação máxima em circulação: 4 pessoas (maioria). A aquisição em novo entre os 39.000 € – 90.000 € .

Vantagens: Facilmente manobráveis, chapa (em caso de reparação), aerodinâmica, condução fácil, fraca desvalorização, velocidade de ponta elevada (ca. 150km/h) e consumos reduzidos.

Contras:  Em viaturas com cama oscilante superior exterior denuncia a presença que alguém está a dormir nesse momento, lotação limitada, espaço reduzido e em alguns modelos ausência de WC/Duche

  • Mantém as formas exteriores e dimensões dos veículos que lhes dão origem, confundindo-se com estes no meio do trânsito. São extremamente maneáveis, sobretudo em cidade, no entanto, o espaço interior é mais limitado. O isolamento térmico e acústico é menor neste tipo de veículos.
  • Normalmente oferecem dois lugares de dormida, que poderão, em alguns casos, ascender a três ou até quatro. A gestão do espaço é mais rigorosa: camas, sala, cozinha, frigorifico, depósitos de águas e bagageira são normalmente mais limitados pelo espaço interior.
  • Excelente aerodinâmica, melhor consumo e grande maneabilidade em cidade, fazem deste tipo de viaturas, a opção ideal para um casal que efectue muitas e longas viagens.

CAPUCHINE – Consumo médio entre  10 – 14 litros /100 km, a maioria só necessita da carta condução cat. B, capacidade de dormidas até 7-8 pessoas sendo que a maioria fique entre 4-6 pessoas (modelos com beliches), a lotação máxima em circulação entre 4-6 pessoas (maioria). A aquisição de compra em novo fica entre os 39.000 € – 80.000 €

 Vantagens: Espaço generosos:  interior, garagem, dormidas e são as verdadeira autocaravanas familiares de design tradicional. 

Contras: Aerodinâmica, consumos elevados mesmo nos modelos com motorizações mais baixas, desvalorização mais acentuada e alguns fabricantes já abandonaram este tipo/género de autocaravanas.

  • As autocaravanas capucine possuem uma cama por cima da cabine do condutor. Esta categoria destina-se essencialmente a uma utilização familiar, podendo oferecer até 7 dormidas.
  • Com a introdução de camas que recolhem no tecto do salão, em autocaravanas perfiladas, as capucine tem vindo a desaparecer da oferta de muitos construtores.
  • Este tipo de autocaravanas são cerca de 10 centímetros mais altas que as perfiladas. A forte resistência ao ar do capucine, acarreta um maior consumo de combustível e uma maior sensibilidade ao vento lateral.

Tenha em atenção:

– O número de dormidas, nem sempre é igual ao número de passageiros que podem viajar na autocaravana. Muitos importadores, para que o peso bruto não ultrapasse os 3500 Kg, limitam o número de passageiros para conseguirem a homologação como veículo ligeiro, caso contrário, seria necessária carta de pesados para os poder conduzir. Como tal, é frequente encontar autocaravanas cuja lotação é inferior à capacidade de dormida.

– É necessário que exista um cinto de segurança por cada passageiro transportado, independentemente da lotação da ac, caso contrário, sujeita-se a ser autuado.

– Quanto maior for a “cauda” da autocaravana menor será o ângulo de saída. Dois tipos de problemas poderão advir: dificuldade em estacionar e manobrar em espaços apertados; risco de roçar com a traseira no alcatrão, ao entrar em subidas de forte inclinação ou ao sair de descidas acentuadas.

PERFILADAS – Consumo médio entre  8 – 12 litros /100 km, carta condução cat. B, capacidade de dormidas até 5 pessoas (cama oscilante/sky) sendo que a maioria é entre 2-3 pessoas, a lotação máxima em circulação fica entre as 2-4 pessoas (maioria). A aquisição de compra em novo entre 45.000 € – 100.000 € . 

Vantagens: Espaço generosos: interior, garagens aerodinâmica, velocidade de ponta (ca. 140km/h), fraca desvalorização.

Contras: Fraca lotação (dormidas e circulação), alguns modelos acima dos 7.00mts.

  • As autocaravanas perfiladas não possuem dormidas por cima da cabine (expeto os últimos modelos tipo Sky), no entanto, tal como as capucine, mantêm a frente original do furgão.
  • São mais baixas cerca de 10 centímetros e mais aerodinâmicas, resultando num melhor comportamento em estrada e em consumos inferiores em cerca de um a dois litro, comparando com uma capucine.
  • Com a introdução no salão, de camas que recolhem no tecto, este tipo de autocaravanas conseguem oferecer ,com conforto, até 6 dormidas, no entanto, o comprimento poderá ultrapassar os 7 metros…

Tenha em atenção:

O número de dormidas, nem sempre é igual ao número de passageiros que podem viajar na autocaravana. Muitos importadores, para que o peso bruto não ultrapasse os 3500 Kg, limitam o número de passageiros para conseguirem a homologação como veículo ligeiro, caso contrário, seria necessária carta de pesados para os poder conduzir. Este tipo de autocaravanas, normalmente, devido ao elevado peso do conjunto, não excedem os quatro lugares de viagem.

– É necessário que exista um cinto de segurança por cada passageiro transportado, independentemente da lotação da ac, caso contrário, sujeita-se a ser autuado.

– Quanto maior for a “cauda” da autocaravana menor será o ângulo de saída. Dois tipos de problemas poderão advir: dificuldade em estacionar e manobrar em espaços apertados; risco de roçar com a traseira no alcatrão, ao entrar em subidas de forte inclinação ou ao sair de descidas acentuadas. Este tipo de autocaravanas raramente têm menos de seis metros de comprimento

INTEGRADAS – Consumo médio entre  10 – 14 litros /100 km, só necessita carta de condução B, capacidade de dormidas acima de 5 pessoas sendo que a maioria fique entre as 2-4 pessoas, a lotação máxima em circulação fique entre 2-4 pessoas (maioria). A aquisição de compra em novo fica entre os 65.000 € – 130.000 € .

Vantagens: Espaço interior generoso, garagem, aerodinâmica, velocidade de ponta (ca. 130km/h) design integrado, WC garnde, durabilidade e fraca desvalorização.

 Contras: Preço de aquisição elevado, lotação abaixa vs dimensão, ausência da porta co-piloto. Atenção: alguns modelos acima de 4,2t (carta de condução pesados).

  • São as autocaravanas em que a cabine do conductor/passageiro se encontra integrada na célula da autocaravana como um todo. Estas autocaravanas não conservam nenhum elemento da carroçaria do veículo de onde provém a parte mecânica.
  • Normalmente dispõem de uma cama por cima do cockpit que recolhe no tecto com a autocaravana em andamento.
  • São as autocaravanas mais caras, quer ao nível da compra, quer da manutenção.
  • Verifique sempre o número de dormidas vs numero de passageiros em viagem. Este tipo de autocaravanas normalmente não excede os quatro lugares, quer de dormida, quer de viagem. São o ideal para os casais que viajam sós mas que não abdicam de luxo e de espaço convivial.

PREMIUM – Consumo médio entre 10 – 16 litros /100 km, Capacidade de dormidas acima de 6 pessoas sendo que a maioria fique entre 4-5 pessoas, a lotação máxima em circulação fica entre 4-5 pessoas (maioria). Aquisição de compra em novo entre os acima dos 100.000 €

Vantagens: Espaços generosos tanto interior como gragem, aerodinâmica, fabrico integrado, WC generosos, e durabilidade. 

Contras: Preço de aquisição, são normalmente modelos acima de 4,2t (carta de condução pesados), consumos elevados, dimensões elevadas. São, por vezes, elaboradas segundo preferências do cliente.

Este tipo de transformações têm por base veículos pesados, aproveitando chassis de autocarros de passageiros de longo curso. Para maximizar o espaço, parte lateral da carroceria poderá ser extensível. Em muitas delas, poderemos ainda encontrar um espaço para recolha de um pequeno automóvel…

CARAVANA PICK-UP Consumo médio entre  8 – 11 litros /100 km, só necessita da carta de condução cat. B, capacidade de dormidas entre 2-3 pessoas sendo que a maioria fique pelas 2 pessoas, a lotação máxima em circulação é de 2-4 pessoas (em casos com cabine dupla). A aquisição de compra em novo fica entre os 20.000 € – 35.000 € (só a cabine). 

Vantagens: Ideal para aventuras off-road, flexibilidade, baixa desvalorização, durabilidade e cabine sem impostos. 

Contras: Preço de aquisição (sem todo-o-terreno ou pick-up), fraca implementação no mercado nacional, espaço interior e capacidade de dormidas reduzido, muitas sem WC e desgaste nas montagem e desmontagem (conforme modelos)

Ainda paga para anúnciar a sua Autocaravana? Insira GRÁTIS, sempre.

Autocaravanas usadas

Cookies preferences

Outros

Outros cookies não categorizados são aqueles que estão a ser analisados e que ainda não foram classificados numa categoria.

Necessários

Necessários
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para que o sítio Web funcione corretamente. Estes cookies asseguram as funcionalidades básicas e as caraterísticas de segurança do sítio Web, de forma anónima.

Advertisement

Os cookies de publicidade são utilizados para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Estes cookies rastreiam os visitantes em vários sítios Web e recolhem informações para fornecer anúncios personalizados.

Analytics

Os cookies analíticos são utilizados para compreender a forma como os visitantes interagem com o sítio Web. Estes cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como o número de visitantes, a taxa de rejeição, a origem do tráfego, etc.

Functional

Os cookies funcionais ajudam a realizar determinadas funcionalidades, como a partilha do conteúdo do sítio Web em plataformas de redes sociais, a recolha de feedbacks e outras caraterísticas de terceiros.

Performance

Os cookies de desempenho são utilizados para compreender e analisar os principais índices de desempenho do sítio Web, o que ajuda a proporcionar uma melhor experiência de utilização aos visitantes.