ROTA EUROSTOPS POR MARROCOS

AVENTURA POR MARROCOS

Na Eurostops preparámos uma Expedição a Marrocos em Autocaravana, com Carlos Pires da Eurostops que ira servir de Guia Turístico (Ver Tripadvisor).

Venha daí num rota por Marrocos em Autocaravana durante 12 dias

Marrocos fica situado na parte mais a noroeste do Continente Africano, apenas a 14 km de Espanha, separado da Europa pelo Estreito de Gibraltar
O Marrocos é um país lindo e contraditório: Onde a riqueza e a pobreza, o antigo e o moderno vivem junto e misturando-se numa ‘loucura’ difícil de entender e explicar.
Todos os participantes deverão ter sempre presente que se trata de uma expedição/viagem/aventura e não de uma excursão turística.
O imprevisto e o inesperado, por muito que se leve tudo muito bem programado e organizado, espera-nos a qualquer momento. Não que nos esperem grandes riscos ou dificuldades insuperáveis, mas o caracter particular deste género de viagens, obriga a que todos os participantes tenham espírito aberto para as dificuldades e contrariedades que vão surgindo.

Será exigida diariamente uma grande dose de solidariedade e  por vezes, mesmo algum espírito de entreajuda. Uma aventura com muito convívio amizade por terras Africanas.

CONSULTE: BASE DE DADOS MARROCOS

Ver distâncias / horas
ROTA

Arzila foi uma colónia portuguesa

Arzila foi uma colónia portuguesa entre 1471 e 1550 e, mais tarde, entre 1577 e 1589. Foi D. Afonso V foi quem primeiro a conquistou com uma poderosa armada, episódio eternizado em três das famosas Tapeçarias de Pastrana. Apesar de escassos, ainda existem alguns vestígios da ocupação portuguesa em Arzila, como as muralhas e a torre de menagem da fortaleza, cuja recuperação foi apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian. 

A cidade azul

Chefchaouen é conhecida como a cidade azul de Marrocos. Como o nome diz, a maioria das casas e ruas encontra-se pintadas de azul. Tudo é azul, em todas as direções, azul escuro, azul claro, azul vibrante, azul opaco, azul bebê, azul céu, azul piscina, azul turquesa, todas as tonalidades de azul que possa imaginar.

Qual é a razão? 

Segundo reza a história, que ex-refugiados judeus na década de 1930 que levar o azul para as paredes de Chefchaouen. 

Há quem acredite que os tons de azul adornam a cidade para ajudar a deter os mosquitos. Alguns moradores dizem que o azul ajuda a manter suas casas frescas nos meses mais quentes….ou simplesmente porque o azul parece atraente e tem um efeito calmante. Na cultura islâmica, diz-se que o azul é uma cor de felicidade e otimismo.

A medina de Chefchaouen tem um ambiente muito descontraído. Os tons de azul brilhante que cobrem as paredes e ruas tornam o ambiente bastante singular. As ruas estreitas da medina estão repletas de restaurantes e lojas aconchegantes, onde os moradores se misturam com os turistas de maneira fácil.

Capital cultural Fes 

Fez (ou Fes) é uma das cidades imperiais,  já foi a capital do Marrocos à chegada dos franceses que deslocarem a capital para Rabat em 1912.

Mas Fez as continua sendo um lugar importante para a cultura e história do Marrocos. É fácil entender por que Fez é chamado de coração espiritual de Marrocos. O tempo parece ter parado, em nenhum outro lugar  encontrará uma ligação tão forte com o passado do reino. Ao entrar por alguns dos seus portões, parece que está entrar num mundo diferente.

Medina

Datada nos anos 800, a medina é cheia de lojas e pequenos becos que parecem todos iguais, um verdadeiro labirinto.

Tintureiras de Chouara

Cubra o nariz e siga para os curtumes. Sim, é muito fedorento. Mas vale a pena a experiência para ver como o couro é preparado para depois ser vendido. Os curtumes são reconhecidos de longe por seu cheiro forte, e a visualização de todo o processo de tratamento do couro é impressionante e surpreendente.

Meknes

Meknes é a mais modesta das quatro Cidades Imperais do Marrocos, algo que faz dela um lugar diferente

A cidade foi fundada no século X, e foi declarada capital do Marrocos, pelo Sultão Ismail em 1672, permaneceu capital até 1727.

Ao contrário que Marrakech, Ouarzazate e outras cidades do sul do país, Meknes está rodeada de campos de cultivo e os produtos agrícolas são uma das bases da economia da cidade. 

Curiosamente, essa é a região que se produz a maior quantidade de vinho do Marrocos, algo que surpreende, já que os muçulmanos não podem beber álcool.

Midelt e Errachidia

…abrem as portas do leste de Marrocos! As duas cidades descobrem um país montanhoso com os relevos das montanhas do Atlas Médio que desenham imagens naturais. Este cenário majestoso seduz, enfeitiça. É também de lá que as caravanas partiam, carregadas de comida, para Timbuktu, onde regressavam.

O Deserto

A aldeia de Merzouga fica próxima ao Erg Chebbi, o maior conjunto de dunas do Marrocos. 

Este cenário majestoso seduz, enfeitiça. É também de lá que as caravanas partiam, carregadas de comida, para Timbuktu, onde regressavam.

Deixamos a Autocaravana e vamos de Caravana

O passeio em Merzouga inclui uma excursão de camelo até ao deserto, onde um acampamento noas aguarda,  ficamos para um fantástico Sunset, desfrutar do famoso chá marroquino, apreciar a incrível noite estrelada, experimentar pratos típicos e em seguida aproveitar a noite ao redor da fogueira ao som de música berbere. Dormimos em cabanas montadas no deserto e pela manhã os camelos fazem o trajeto de retorno até à aldeia.

Tinghir

Tinghir (também chamada de Tineghir ou Tinerhir) é uma cidade encantadora de Marrocos. Conhecida pelo seu magnífico palmeiral e pelo famoso desfiladeiro das Gargantas do Todra. A cidade é construída em terraços ao redor de um promontório dominado pelas ruínas de uma antiga residência, El Glaoui

Todra Gorges

Situado no lado leste das montanhas do Alto Atlas, em Marrocos; o Todra Gorge é reconhecido em todo o mundo como um dos vales mais espetaculares. No fundo do desfiladeiro flui um rio gelado que foi esculpido nas rochas à milhares de anos atrás. Hoje o rio reduziu-se a um pequeno riacho glacial. Uma estrada de asfalto bem conservada leva de Tinerhir até o desfiladeiro. A estrada de Tinerhir passa por palmeiras verdejantes e vilarejos berberes até que, 15 km ao longo, altas paredes de rocha avermelhadas se fecham ao redor da estrada. O desfiladeiro é de tirar o fôlego e fácil de caminhar, sendo acessível a todos.

Ait-Ben-Haddou

Ait-Ben-Haddou é uma cidade fortificada com muitos Kasbahs, faz pare do Património Mundial da Unesco desde 1987.

Ait-Ben-Haddou tem edifícios muito distintos agarrados à encosta da montanha. As casas e a encosta misturam-se com a mesma cor avermelhada. A cidade velha consiste em muitos, muitos Kasbahs , construídos juntos para resistir aos ataques. A cidade tem vista para o vale e o rio Ounila.

Os estúdios cinematográficos de Ouarzazate

Ouarzazate, com o passar dos anos, já todo o tipo de filmes foi rodado aqui, tais como: “Lawrence da Arábia” (1962), filmado em Aït-Ben-Haddou, uma pequena aldeia classificada como Património Mundial da UNESCO, em 1987. A cidade é sede dos estúdios da Atlas Corporation e tem um museu do cinema onde estão expostas peças dos cenários e vestuário usados em vários filmes. Alguns dos filmes mais famosos rodados em Ouarzazate são: “Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo” (2010), “Babel” (2006), “Reino dos Céus” (2005), “Alexandre, o Grande”(2004), “Asterix e Obelix – Missão Cleópatra” (2002), “Gladiador” (2000), “A Múmia” (1999), “A Jóia do Nilo” (1985), entre muitos outros. Para quem é fã de “Game of Thrones”, Aït-Ben-Haddou foi local de algumas das cenas da 3ª e 4ª temporadas.

A lenda de Taroundant

Taroudant: com suas muralhas como vitrine, a cidade parece uma jóia, uma das mais belas de Marrocos. Passeio à sombra das suas muralhas cheias de história e cujas torres se erguem há mais de cinco séculos para proteger a antiga capital dos sultões saadianos

O nome da cidade de Tarudante tem origem da frase berbere “Taroua ddante” que significa literalmente “as crianças foram levadas (pela água)”, essa frase foi dita pela uma mulher berbere, que lavava roupas à beira do rio quando os seus filhos foram levados por uma cheia.

A cidade de Taroudant é também conhecida pela “A Pequena Marrakeche” ou “A Avó de Marrakech”. A cidade é parecida  tanto com Marrakech que té as praças são parecidos.

Agadir, a parte moderna de Marrocos

Agadir é simples e moderna e tem uma arquitetura contemporânea. Suas casas e edifícios são pintados de branco, possui avenidas largas, jardins e grandes áreas verdes e também uma flora e fauna espetacular.

Baía de Agadir é visitada por turistas do mundo todo e a praia, que se estende por 10 km, tem águas quentes e transparentes e é rodeada por muita infraestrutura.

Essaouira ou Mogador é uma cidade colorida e vibrante. Foi fundada pelos portugueses no século XVI e teve uma longa história de colonização. A medina está cercada por enormes paredes de pedra e hoje está listada como Património Mundial da UNESCO. Essaouira também e muito procurada por entusiastas dos desportes aquáticos devido à sua praia e ao seu porto tranquilo. 

Óleo de Argan

Se há algo pelo qual Marrocos é conhecido além de seus produtos de couro, provavelmente é o óleo de argan marroquino, também chamado  de ouro marroquino.

óleo de argan é extraído do fruto proveniente da Argania spinosa, uma árvore originária do Marrocos. O óleo é considerado um produto raro e muito usado para hidratar o cabelo, mas também pode ser utilizado na cozinha. A planta é completamente adaptada às características naturais do sudoeste do Marrocos, sendo muito difícil de cultivar em outras regiões do mundo. A árvore da qual é extraído o óleo de argan pode alcançar até dez metros de altura e viver por 200 anos. O fruto tem aparência semelhante ao da oliveira e é de sua semente que se extrai o óleo

Entre tradição e modernidade, Marrakech

 …é a promessa de sensações incomparáveis. Percorrendo a praça Jemaa El-Fna e os souks com as suas cores cintilantes e cheiros orientais, a cidade vermelha responde ao seu desejo de mudança de cenário com um estalar de dedos. Passeios de carroça puxados por cavalos, terraços ensolarados, artistas itinerantes e outras actividades diurnas e nocturnas pontuarão a sua estadia em Marrocos.

Poderá admirar toda a riqueza arquitectónica da Medina visitando um dos seus muitos riads, pequenos palácios orientais organizados em torno de um pátio central, ou poderá recarregar as suas baterias no Menara, um vasto jardim com uma bacia emblemática da cidade. Para Marrakech deixa a escolha para os seus visitantes, aproveitando a sua incrível diversidade. Basta deixar as muralhas para se imergir no Marrocos contemporâneo. Os bairros de Guéliz e Hivernage oferecem as mais modernas infra-estruturas, boutiques de luxo e lojas de pronto-a-vestir internacionais, bem como avenidas largas e arejadas; tudo isto de acordo com o carácter único de Marraquexe.

Casablanca

A principal atracção de Casablanca e uma paragem incontornável de qualquer turista é a Mesquita Hassan II. Além de possuir também o único museu judeu do mundo muçulmano, o verdadeiro ex-líbris da cidade continua a ser a arquitectura mourisca e art déco construída durante o período colonial.

Capital

Fundada em 1150, Rabat é a atual capital do Marrocos e uma das quatro cidades imperiais do país. Rabat é a segunda maior cidade do país, com um clima é super agradável. Há temperaturas amenas tanto no inverno quanto no verão. 

As principais atrações de Rabat estão organizadas próximas à Antiga Medina e à Orla, então caminhar por lá é uma ótima opção.

Tânger

Última etapa em solo marroquino. Etapa de ligação a Tânger. Percurso por estradas
de muitas curvas. Possibilidade de já irem dormir a Portugal nesta noite.
Etapa de regresso a casa. O que é bom acaba rápido! Regresso no ferry pretendido
e mais “alguns” quilómetros pela frente até ao destino. CASA PORTUGAL