O charme de outros tempos, a paixão e gosto de aventura, o desejo de exploração continuam tal como em aqueles tempos.
Mas, até chegar aos dias de hoje passamos por diversas etapas na história do caravanismo primeiro e autocaravanismo (mais tarde). Realizamos uma pesquisa exaustiva pela história do Autocaravanismo. O resultado é o artigo abaixo descrito. O caso português passa um pouco ao lado, apenas a partir da década de 90 é que toma algum relevo com a importação de autocaravanas de mercados como o alemão e francês. O maiores fabricantes nacionais como a Vimara, Pluma, Pyc e Andrade entre outras, tiveram grande importância no desenvolvimento do caravanismo e autocaravanismo em Portugal.
Foto acima: Eurostops ASA Foz do Arelho
Foi com esse conceito que a Wesfalia criou, com base na Volkswagen Bulli (Pão de Forma T1), a primeira Autovivenda. O conceito era excelente e rapidamente se tornou no sonho de muita gente. O tempo foi oportuno, era a época pós-reestruturação da Grande Guerra, tempo para ‘tomar’ a liberdade e (re)descobir novos horizontes.
Durante a década de 50, os maiores inconvenientes eram as fracas motorizações e desempenhos das viaturas em longas distâncias. Na decada de anos 60, os hippies revolucionaram as VW – lets go to California- . O Pão de Forma tornava-se numa Autocaravana/Autovivenda de movimentos e de mobilidade.
No inicio dos anos 70, com a introdução da WC e outros itens de confortos. Quem dizia que este tipo de modalidade e ‘Life Style’ era apenas para hippies, enganou-se! Novos clientes começaram a surgir e a olhar para este tipo de mobilidade com outros ‘olhos’, ao ponto de lhe chamar – AUTOCARAVANA. Em Portugal os tempos eram de revolução a única modalidade (e mesmo assim pouco praticada) era o caravanismo.
zontes.
Durante a década de 50, os maiores inconvenientes eram as fracas motorizações e desempenhos das viaturas em longas distâncias. Na decada de anos 60, os hippies revolucionaram as VW – lets go to California- . O Pão de Forma tornava-se numa Autocaravana/Autovivenda de movimentos e de mobilidade.
Os tempos são de mudança, chegou a década de 80!. Em 1982, o fabricante Dethleffs usou o Chassis Fiat Ducato para iniciar o fabrico da primeira Autocaravana propriamente dita.
A Fiat Ducato tornou-se rapidamente o chassis de excelência entre os fabricantes de Autocaravanas. Crê-se que já foram construídas mais de mais de 400.000 Autocaravanas sobre esta plataforma.
Instaladas as funcionalidades básicas, passamos ao conforto da Autocaravanas: marcas como a Hymer, Niesmann conferem ao autocaravanismo luxo e prazer. Em 1984, a Hobby lança a autocaravana perfilada, a Hobby 600 e 700, um conceito que veio revolucionar o marcado. Os fabricantes Alemães, Italianos e Franceses estiveram na vanguarda da tecnologia. Em Portugal a expressão do Autocaravanismo é Zero! Apenas algumas Autovivendas de fabrico nacional.
Em Portugal a expressão do Autocaravanismo é Zero! Apenas algumas Autovivendas de fabrico nacional (Pyc, Viamara, Andrade, Pluma entre outras).
O mercado das Autocaravanas estava em alta (pelo menos no centro e norte da Europa). Em 1986 a Karmann lancou a primeira Autocaravana capuchinho em GfK.
A Bürstner em 1987 a primeira Autocaravana semi-perfilada, excelente para percursos de longa distância. A década termina com uma autocaravana marcante – a Knaus Traveller -, sobretudo pelo design e pela forma ‘bonita’ digno do conceito de féria
Os anos 90 trouxeram novos desenvolvimentos ao nível da leveza dos chassis, tecnologias eléctricas, e tornaram a máquinas mais fiáveis e seguras, bem como maiores desempenhos a nível de motorizações, nomeadamante as viaturas equipadas com turbo-diesel e common-rail.
Em Portugal, uau! o mercado Automóvel começa a crescer a um bom ritmo . É a década da importação de carros usados. Foi o pontapé de saída para as primeiras Autocaravanas de renome europeu m Portugal.
Automóvel começa a crescer a um bom ritmo . É a década da importação de carros usados. Foi o pontapé de saída para as primeiras Autocaravanas de renome europeu m Portugal.
Eis que em Portugal surge o primeiro Portal de divulgação do Autocaravanismo de forma mais séria e dedicado. Em 2004 o – Autocaravanismo.net – (Apenas 10 ASA, falávamos mais de Espanha e como funciona uma Autocaravana do que das ASA) mais tarde Intercaravanas e atualmente com a rede de Portais EUROSTOPS da qual fazem parte o AUTOCARAVANISMO.PT e claro EUROSTOPS.EU – Somos pelo Autocaravanismo, praticamente desde o início.
A Sua publicidade no Eurostops, Banners, Redes Sociais: info@eurostops.pt
A equipa Eurostops elabora a Sua Homepage: Mais informações: info@eurostops.pt
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.