Foto: EUROSTOPS | Estrada Atlântica | 39°43’12.1″N 9°02’56.2″W | 39.720014, -9.048955
Só pensa em adquirir uma autocaravana nova ou usada?.
Anda confuso com os diversos termos técnicos e funcionalidades?.
Calma, foi a pensar em Si que elaboramos esta página para tótós!.
Foto acima: Eurostops Estrada Atlântica Nazaré
CARAVANA PICK-UP Consumo médio entre 8 – 11 litros /100 km, só necessita da carta de condução cat. B, capacidade de dormidas entre 2-3 pessoas sendo que a maioria fique pelas 2 pessoas, a lotação máxima em circulação é de 2-4 pessoas (em casos com cabine dupla). A aquisição de compra em novo fica entre os 20.000 € – 35.000 € (só a cabine)
Vantagens:
Contras:
Mantém as formas exteriores e dimensões dos veículos que lhes dão origem, confundindo-se com estes no meio do trânsito. São extremamente manejáveis, sobretudo em cidade, no entanto, o espaço interior é mais limitado. O isolamento térmico e acústico é menor neste tipo de veículos. Normalmente oferecem dois lugares de dormida, que poderão, em alguns casos, ascender a três ou até quatro. A gestão do espaço é mais rigorosa: camas, sala, cozinha, frigorífico, depósitos de águas e bagageira são normalmente mais limitados pelo espaço interior. Excelente aerodinâmica, melhor consumo e grande maneabilidade em cidade, fazem deste tipo de viaturas, a opção ideal para um casal que efectue muitas e longas viagens.
Vantagens:
Contras:
As autocaravanas capucine possuem uma cama por cima da cabine do condutor. Esta categoria destina-se essencialmente a uma utilização familiar, podendo oferecer até 7 dormidas.
Com a introdução de camas que recolhem no tecto do salão, em autocaravanas perfiladas, as capuchine tem vindo a desaparecer da oferta de muitos construtores.
Vantagens:
Contras:
As autocaravanas perfiladas não possuem dormidas por cima da cabine (expeto os modelos tipo Sky-bed), no entanto, tal como as capucine, mantêm a frente original do furgão (chassis-cabine).
São mais baixas e mais aerodinâmicas, resultando num melhor comportamento em estrada e em consumos inferiores em cerca de um a dois litro, comparando com uma capucine.
Vantagens:
Contras:
São as autocaravanas em que a cabine do condutor/passageiro se encontra integrada na célula da autocaravana como um todo. Estas autocaravanas não conservam elementos do chassis-cabine da carroçaria do veículo de onde provém a parte mecânica.
Normalmente dispõem de uma cama por cima do cockpit que recolhe no tecto.
São as autocaravanas mais caras, quer ao nível da aquisição, quer da manutenção.
São o ideal para os casais que viajam sós mas que não abdicam de luxo e de espaço convival.
Vantagens:
Contras:
Este tipo de transformações têm por base veículos pesados, aproveitando chassis de autocarros de passageiros de longo curso. Para maximizar o espaço, parte lateral da carroçaria poderá ser extensível. Em muitas delas, poderemos ainda encontrar um espaço para recolha de um pequeno automóvel…
Vantagens:
Contras:
Quem diz que os interiores não são importantes é porque nunca fez autocaravanismo! Pela experiência, os interiores são por vezes mais importantes do que o exterior, é o espaço de harmonização, é o local onde estamos juntinhos!
COZINHA LATERAL
É a disposição mais usada pelos fabricantes, tanto de Autocaravanas como de Autovivendas, um bloco com todos os equipamentos que poderá variar de dimensão consoante o espaço disponível
COZINHA – RETAGUARDA
A cozinha na retaguarda permite ganhar espaço, mas poderá ser incómodo caso fique junto da porta de entrada. Normalmente esta disposição é mais frequente encontrar-se em modelos mais antigos.
COZINHA ILHA
Alguns fabricante de Perfiladas e Premium usam este tipo de cozinha personalizada, é realmente muito bonita, no entanto o espaço para elaboração de refeições torna-se bastante mais pequeno
CASA DE BANHO – RECTAGUARDA
Este perfil de Casa de banho é já pouco usado em fabricantes tradicionais de Capuchines e Perfiladas, já que elimina a possibilidade de um garagem na rectaguarda inferior. No entanto é frequente ver esta disposição em Autovivendas
CASA DE BANHO – SEPARADA
Esta disposição encontra-se com maiores frequência em modelos Integrados e Perfilados. Em Autocaravanas de maiores dimensões encontra-se uma porta separadora, criando assim um ambiente mais privativo.
CASA DE BANHO – LATERAL
É a Casa de Banho mais usada entre os fabricantes. Todos os serviços num só espaço com acesso fácil. Certas Autovivendas, o duche encontra-se no corredor (conversão), ou noutra conversão combinada, como exemplo armário de roupa oscilante.
LATERAL RECTAGUARDA
Nos modelos Perfilados é frequente encontrar esta disposição, permite a permanecia em simultâneo de duas pessoas. A disposição varia consoante fabricante. A vantagem é a aproximação da casa de banho com a cama, libertando o espaço do corredor.
Quantos pessoas irão fazer férias consigo na Autocaravana ?.
Qual o uso da Autocaravana (todo anos ou esporadicamente). Qual o valor máximo que pretende gastar na aquisição?
Tome nota: O número de dormidas, nem sempre é igual ao número da lotação do DUA (livrete). É necessário a existência do cinto de segurança para cada passageiro transportado.
– Certifique-se que se os retrovisores são de dimensões grandes.
– Grau de dificuldade da passagem da cabine de condução para o habitáculo.
– Tenha em conta a altura nos furgões de tecto oscilante (cama)
– Motorização (motorizações superiores são mais seguras, confortáveis e por vezes até mais económicas)
– Autocaravanas Capucine – Tenha em conta a altura do capucine recomendável: (min. 60 cm.) a cama (min. 190×130)
– Os cantos devem estar revestidos com tecido ou arredondados.
– Existência de clarabóias e janelas suficientes. Estas criam um ambiente acolhedor e saudável (circulação de ar).
Opte por janelas duplas (segurança) e com sistema de dupla posição de fecho, estas geram circulação de ar necessário e são mais seguras. Armários e despensas com respiradores ou grelhas.
Qual o uso da Autocaravana (todo anos ou esporadicamente). Qual o valor máximo que pretende gastar na aquisição? Tome nota: O número de dormidas, nem sempre é igual ao número da lotação do DUA (livrete). É necessário a existência do cinto de segurança para cada passageiro transportado.
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