Foto: EUROSTOPS | Estrada Atlântica | 39°43’12.1″N 9°02’56.2″W | 39.720014, -9.048955

ELAS NÃO SÃO TODAS IGUAIS

Acerte na sua nova Autocaravana!

 

Só pensa em adquirir uma autocaravana nova ou usada?.
Anda confuso com os diversos termos técnicos e funcionalidades?.
Calma, foi a pensar em Si que elaboramos esta página para tótós!.

Autocaravanas com Caixa
UM BOA ALTERNATIVA
Cool!
VOLTOU COM MAIS FORÇA
Quebra no fabrico
A FORMA MAIS BONITA

CARAVANA PICK-UP Consumo médio entre  8 – 11 litros /100 km, só necessita da carta de condução cat. B, capacidade de dormidas entre 2-3 pessoas sendo que a maioria fique pelas 2 pessoas, a lotação máxima em circulação é de 2-4 pessoas (em casos com cabine dupla). A aquisição de compra em novo fica entre os 20.000 € – 35.000 € (só a cabine)

Vantagens: 

  • » Ideal para aventuras off-road, flexibilidade
  • » Baixa desvalorização
  • » durabilidade e cabine sem impostos.

Contras:  

  • » Preço de aquisição (sem todo-o-terreno ou pick-up), fraca implementação no mercado nacional
  • » Espaço interior e capacidade de dormidas reduzido
  • Muitas sem WC
  • Desgaste nas montagem e desmontagem

Mantém as formas exteriores e dimensões dos veículos que lhes dão origem, confundindo-se com estes no meio do trânsito. São extremamente manejáveis, sobretudo em cidade, no entanto, o espaço interior é mais limitado. O isolamento térmico e acústico é menor neste tipo de veículos. Normalmente oferecem dois lugares de dormida, que poderão, em alguns casos, ascender a três ou até quatro. A gestão do espaço é mais rigorosa: camas, sala, cozinha, frigorífico, depósitos de águas e bagageira são normalmente mais limitados pelo espaço interior. Excelente aerodinâmica, melhor consumo e grande maneabilidade em cidade, fazem deste tipo de viaturas, a opção ideal para um casal que efectue muitas e longas viagens.

Vantagens:

  • » Facilmente manobráveis, chapa (em caso de reparação), aerodinâmica, condução fácil
  • » Fraca desvalorização, velocidade de ponta elevada (ca. 150km/h) 
  • » Consumos reduzidos.

Contras:  

  • » Em viaturas com cama oscilante superior exterior denuncia a presença que alguém está a dormir nesse momento
  • » Lotação limitada, espaço reduzido
  • Alguns modelos ausência de WC/Duche

As autocaravanas capucine possuem uma cama por cima da cabine do condutor. Esta categoria destina-se essencialmente a uma utilização familiar, podendo oferecer até 7 dormidas.

Com a introdução de camas que recolhem no tecto do salão, em autocaravanas perfiladas, as capuchine tem vindo a desaparecer da oferta de muitos construtores.

Vantagens:

  • » Espaço generosos como interior, garagem, dormidas e são as verdadeira autocaravanas familiares de design tradicional
  • » Apenas necessita da carta condução cat. B (maioria)
  • » Capacidade de dormidas até 7-8 pessoas sendo que a maioria fique entre 4-6 pessoas (modelos com beliches)

Contras:  

  • Aerodinâmica
  • Consumos elevados mesmo nos modelos com motorizações mais baixas.
  • Desvalorização mais acentuada
  • Alguns fabricantes já abandonaram este tipo/género de autocaravanas
São actualmente em maioria
VEIO PARA FICAR
Longevidade e qualidade
FABRICADAS DESDE A RAIZ
Feita à sua medida
O SONHO TORNA-SE REAL

As autocaravanas perfiladas não possuem dormidas por cima da cabine (expeto os modelos tipo Sky-bed), no entanto, tal como as capucine, mantêm a frente original do furgão (chassis-cabine).

São mais baixas  e mais aerodinâmicas, resultando num melhor comportamento em estrada e em consumos inferiores em cerca de um a dois litro, comparando com uma capucine.

Vantagens:

  • » Facilmente manobráveis, chapa (em caso de reparação), aerodinâmica, condução fácil
  • » Fraca desvalorização, velocidade de ponta elevada (ca. 150km/h) 
  • » Consumos mais reduzidos comparativamente às capuchines

Contras:  

  • Em viaturas com cama oscilante superior exterior denuncia a presença que alguém está a dormir nesse momento
  • Lotação limitada, espaço reduzido
  • Alguns modelos ausência de WC/Duche

São as autocaravanas em que a cabine do condutor/passageiro se encontra integrada na célula da autocaravana como um todo. Estas autocaravanas não conservam elementos do chassis-cabine da carroçaria do veículo de onde provém a parte mecânica.

Normalmente dispõem de uma cama por cima do cockpit que recolhe no tecto.

São as autocaravanas mais caras, quer ao nível da aquisição, quer da manutenção.

São o ideal para os casais que viajam sós mas que não abdicam de luxo e de espaço convival.

Vantagens:

  • » Só necessita carta de condução B (maioria)
  • » Capacidade de dormidas acima de 5 pessoas sendo que a maioria fique entre as 2-4 pessoas
  • » Espaço interior generoso
  • » Garagem
  • » Aerodinâmica
  • » Velocidade de ponta (ca. 130km/h)
  • » Isolamento melhorado (menos uma porta copilot)
  • » Design integrado
  • » Grande, durabilidade e fraca desvalorização

Contras:  

  • » Consumo médio entre  10 – 14 litros /100 km
  • » Aquisição novo fica entre os 50.000 € – 100.000 €
  • » Ausência da porta co-piloto

Este tipo de transformações têm por base veículos pesados, aproveitando chassis de autocarros de passageiros de longo curso. Para maximizar o espaço, parte lateral da carroçaria poderá ser extensível. Em muitas delas, poderemos ainda encontrar um espaço para recolha de um pequeno automóvel…

Vantagens:

  • » Espaços generosos
  • » Garagem
  • » Aerodinâmica
  • » Fabrico integrado
  • » WC generosos
  • » Durabilidade.
  • » São, por vezes, elaboradas segundo preferências do cliente.

Contras:  

  • » Preço de aquisição
  • » São normalmente modelos acima de 4,2t (carta de condução pesados)
  • » Consumos elevados
  • » Dimensões elevadas
Autocaravanismo para tótos (interiores)

TAL COMO DESEJADO!

Quem diz que os interiores não são importantes é porque nunca fez autocaravanismo! Pela experiência, os interiores são por vezes mais importantes do que o exterior, é o espaço de harmonização, é o local onde estamos juntinhos!

CAMAS
A CAMA NO TOPO

CAMA DO CAPUCHINE Cama de casal localiza-se acima da cabine de condução, esta disposição permite ganhar espaço na parte do habitáculo. É o perfil de cama usada nas Autocaravanas Familiares com capacidades entre 4 – 7 dormidas
JUNTINHOS COM INTERVALO

CAMAS INDIVIDUAIS Localiza-se na rectaguarda e permite o fabrico de uma garagem no inferior. Alguns fabricantes oferecem um dispositivo que permite a ligação entre ambas as camas, convertendo ambas as camas numa MAXI-CAMA
CAMA À GRANDE

CAMA TIPO ‘QUEENS’ As camas Queens encontram-se com maior frequência em modelos Integrada e também Premium (e algumas Perfiladas), permite um conforto adicional com acessos por ambos os lados da cama.
CAMA HIBRIDA

MESA CONVERSÃO CAMA É a cama do ‘desenrasca’ não foi planeada para o uso intensivo. A cama é elaborada pelo rebaixamento da mesa (a mesa dispõe de um mecanismo de rebaixamento,) e os estofos dos bancos servem de colhão
CAMA DE GARAGEM

CAMA HORIZONTAL TRASEIRA Este disposição de cama é mais usada,  porque permite conjugar o espaço interior com uma garagem de grandes dimensões na parte inferior. Grande parte dos fabricantes de Autovivendas também optam por usar esta disposição.
AS CRIANÇAS ADORAM!

CAMAS EM FORMA DE BELICHE As crianças adoram!. Esta disposição encontrar-se principalmente nas Autocaravanas Capuchine (Familiares). Existem beliches duplos e triplos.  Alguns modelos permitem converter a cama inferior num garagem adicional.
CAMA À FRANCESA!

CAMA ELEVATÓRIA  É praticamente standart em nas Integradas e recentemente uma tendência nas perfiladas. A cama localiza-se na parte de frente ‘fixada’ ao tecto. A cama é rebaixada por uma mecanismo mecânico ou automático
O FUTURO É HOJE!

CAMA TIPO ‘FRANCESA’ A cama sempre feita, esta disposição é bastante comum em autocaravanas Perfiladas. O espaço é partilhado com uma casa de banho lateral. Alguns modelos ainda dispõem de uma garagem na parte inferior.
cozinhas
RACIONAL & FUNCIONAL
COZINHA EM L Esta disposição encontra-se normalmente ao meio da Autocaravana, e como o nome indica, trata-se de uma cozinha com disposição em L. É uma disposição muito frequente no dias de hoje que permite ganhar mais espaço.
ALL-IN-ONE BLOCO

COZINHA LATERAL
É a disposição mais usada pelos fabricantes, tanto de Autocaravanas como de Autovivendas, um bloco com todos os equipamentos que poderá variar de dimensão consoante o espaço disponível

DESIGN RETRO

COZINHA – RETAGUARDA
A cozinha na retaguarda permite ganhar espaço, mas poderá ser incómodo caso fique junto da porta de entrada. Normalmente esta disposição é mais frequente encontrar-se em modelos mais antigos.

O FUTURO É HOJE!

COZINHA ILHA
Alguns fabricante de Perfiladas e Premium usam este tipo de cozinha personalizada, é realmente muito bonita, no entanto o espaço para elaboração de refeições torna-se bastante mais pequeno

CASAS de Banho
O MAIOR ESPAÇO

CASA DE BANHO – RECTAGUARDA

Este perfil de Casa de banho é já pouco usado em fabricantes tradicionais de Capuchines e Perfiladas, já que elimina a possibilidade de um garagem na rectaguarda inferior. No entanto é frequente ver esta disposição em Autovivendas

SEPARAR AS ÁGUAS

CASA DE BANHO – SEPARADA

Esta disposição encontra-se com maiores frequência em modelos Integrados e Perfilados. Em Autocaravanas de maiores dimensões encontra-se uma porta separadora, criando assim um ambiente mais privativo.

DESIGN INTEMPERE

CASA DE BANHO – LATERAL

É a Casa de Banho mais usada entre os fabricantes. Todos os serviços num só espaço com acesso fácil. Certas Autovivendas, o duche encontra-se no corredor (conversão), ou noutra conversão combinada, como exemplo armário de roupa oscilante.

FREQUENTEMENTE USADO

LATERAL RECTAGUARDA

Nos modelos Perfilados é frequente encontrar esta disposição, permite a permanecia em simultâneo de duas pessoas. A disposição varia consoante fabricante.  A vantagem é a aproximação da casa de banho com a cama, libertando o espaço do corredor.

aquisição
COMPRA

Questione-se antes de decidir comprar uma Autocaravana!

 

Quantos pessoas irão fazer férias consigo na Autocaravana ?. 

Qual o uso da Autocaravana (todo anos ou esporadicamente). Qual o valor máximo que pretende gastar na aquisição?

Tome nota: O número de dormidas, nem sempre é igual ao número da lotação do DUA (livrete). É necessário a existência do cinto de segurança para cada passageiro transportado.

MÁQUINA

Viaturas base (marca & chassis-cabine)

– Certifique-se que se os retrovisores são de dimensões grandes.

– Grau de dificuldade da passagem da cabine de condução para o habitáculo.

– Tenha em conta a altura nos furgões de tecto oscilante (cama)

– Motorização (motorizações superiores são mais seguras, confortáveis e por vezes até mais económicas)

– Autocaravanas Capucine – Tenha em conta a altura do capucine recomendável: (min. 60 cm.) a cama (min. 190×130)

– Os cantos devem estar revestidos com tecido ou arredondados.

– Existência de clarabóias e janelas suficientes. Estas criam um ambiente acolhedor e saudável (circulação de ar).

  • Opte por janelas duplas (segurança) e com sistema de dupla posição de fecho, estas geram circulação de ar necessário e são mais seguras. Armários e despensas com respiradores ou grelhas.

COMPRA

Questione-se antes de decidir comprar uma Autocaravana!

Quantos pessoas irão fazer férias consigo na Autocaravana ?. 

Qual o uso da Autocaravana (todo anos ou esporadicamente). Qual o valor máximo que pretende gastar na aquisição? Tome nota: O número de dormidas, nem sempre é igual ao número da lotação do DUA (livrete). É necessário a existência do cinto de segurança para cada passageiro transportado.

NOVO SERVIÇO EUROSTOPS

Quer importar uma Autocaravana? Entre em contacto connosco – info@eurostops.pt