Bastou apenas uma onda. Mas não uma onda qualquer. Uma onda gigantesca que emergiu na Praia do Norte, surfada pela lenda mundial do surf, Garrett Mcnamara, em 2011. Esta onda avassaladora com mais de 30 metros de altura mudou para sempre o destino desta pitoresca cidade costeira conhecida como Nazaré. Ou como dizem os surfistas: Naza!

Farol & Canhão da Nazaré

A Equipa Eurostops, já visitou por diversas oportunidades essa belíssima Cidade da Nazaré. O canhão da Nazaré é um intrigante fenómeno geológico com 5000 metros de profundidade e uma extensão de 230 km. É a causa das ondas incrivelmente gigantescas que atraem os melhores surfistas do mundo. Mas a Nazaré não se faz apenas de ondas de cortar a respiração. Na verdade, a Nazaré é uma cidade encantadora de pescadores e uma estância de veraneio repleta de cor, onde se sente a enorme importância da tradição.

Como se forma a onda da Nazaré

Nazaré – Uma curiosa Lenda atribui o topónimo Nazaré a uma imagem da Virgem oriunda de Nazareth, na Palestina, que um monge grego teria trazido até ao Mosteiro de Cauliniana, perto de Mérida(Espanha), no século IV. No século VIII teria chegado ao Mosteiro o fugitivo Rei D. Rodrigo, último rei visigodo da Península Ibérica, depois da sua derrota, frente aos Mouros, em Guadalete. Aí teria encontrado Frei Romano que o acompanhou na sua fuga, trazendo com ele a imagem da Virgem e uma caixa com as relíquias de S. Brás e de S. Bartolomeu. Antes de morrer, Frei Romano teria escondido a imagem numa lapa, no Sítio, onde ficou guardada durante quatro séculos, sendo então descoberta por pastores, que a passaram a venerar.
D. Fuas Roupinho, alcaide-mor do Castelo de Porto de Mós, tinha por hábito caçar nesta região. Conta a lenda que também ele descobriu a imagem e a venerou. Algum tempo passado, uma manhã de nevoeiro, a 14 de Setembro de 1182, perseguia D. Fuas um belo veado quando o viu desaparecer no precipício. Alarmado pelo perigo, D. Fuas pediu auxilio à Virgem e logo o cavalo estacou salvando a vida ao cavaleiro. Em acção de graças, mandou D. Fuas Roupinho construir a Ermida da Memória.
Venerada desde então, a imagem teria dado origem ao nome do lugar – Sítio de Nossa Senhora de Nazareth.

Sabia…Na manhã de 20 de Maio de 1945 quem estivesse na Nazaré testemunharia uma cena digna de um filme de Hollywood. Ao largo da Nazaré afundava-se o submarino de combate alemão U-963, depois dos 47 membros da sua tripulação terem rumado à praia.Apenas 13 dias antes, a 7 de Maio a Alemanha rendera-se aos Aliados, colocando um ponto final na sua participação na Segunda Guerra Mundial.

Ruas da NAzaré

Gastronomia – Para aqueles que apreciam peixe e marisco, a Nazaré é quase um paraíso gastronómico: peixe fresquíssimo cozinhado de diferentes maneiras, desde a Caldeirada à Nazarena (com diferentes variedades de peixe) às sardinhas, cherne e robalo grelhados e aos deliciosos lavagantes, lagosta e santola.

Peixe seco na Praia da Nazaré

Elevador – A ligação da praia e do Sítio faz-se através do Ascensor da Nazaré, mais conhecido pelas gentes da Nazaré como Elevador. Este meio de transporte que permite a ligação de duas localidades é visitado anualmente por milhares de pessoas, as quais aproveitam para ver a magnífica vista panorâmica da praia da Nazaré.

Barcos Museu na Praia da Nazaré

O QUE VISITAR NA NAZARÉ?

Posto de Turismo na Nazaré
Av. da República
2450-222 Nazaré

+351 262 561 194
geral@cm-nazare.pt
www.cm-nazare.pt/

Visita do Sítio

• A vista espetacular do Miradouro do Suberco
• O Forte de São Miguel Arcanjo, uma homenagem ao surfe da Praia do Norte
• A Igreja Nossa Senhora da Nazaré e sua estátua única de Maria
• Comer peixes recém pescados em um restaurante com vista para o oceano
• Passear ao longo da Avenida da República, o calçadão da Praia da Nazaré

Não somos de recomenda onde comer, não é politica do Eurostops, no entanto deixamos a nossa sugestão ‘Casa Pires’ no sítio da Nazaré.

Estacionamento na Praia do Norte

ONDE FICAR COM A AUTOCARAVANA?

Pernoita: ASA-S Intermarché Pataias (Recomendamos)| PE LIDL NAZARÉ | ASA-P Falcã | PE-TP Estrada Praia do Norte da Nazaré

PE Canhão da Nazaré

Parques de Merendas: PE-M Pinhal Sra. Nazaré (Recomendamos)

Parques de Estacionamento: PE Praia do Norte | PE Canhão da Nazaré

Eurostops

www.eurostops.pt

Related Posts

Sintra é uma cidade pitoresca que possui palácios extravagantes, castelos antigos e paisagens ...
Eurostops
25/06/2020
Perfeito um para o outro!   Destinos românticos em Portugal. À espera de serem descobertos. ...
Eurostops
25/06/2020
O QUE SÃO ADITIVOS … Aditivos são substâncias químicas que são adicionadas aos combustíveis, óleo do ...
Eurostops
25/05/2020