logo_fesh2

Foto: Eurostops PE-TP Piodão

BUSSACO | PIÓDÃO | UNHAIS DAS SERRA | ESTRELA | BELMONTE

A experiência começa já pela passagem da Serra do Açor, com o seu relevo indomável, uma paisagem inóspita e um verde que insiste em dominar todo o ambiente.

ESCAPADINHA (2 noite , 3 dias)

Decidimos visitar a região Centro, Serra da Estrela e Belmonte, uma rota diferente com paisagens únicas.

Detalhes da Rota Eurostops: Bussaco » Piódão (Pernoita – Grátis) » Unhais da Serra (Grátis) » Parque de Campismo do Pião (Covilhã – 3 pax + autocaravana 15€)

MATA DO BUÇACO, UM OÁSIS NO CENTRO DE PORTUGAL

A mata, que é metade floresta e metade mato, foi a Ordem dos Carmelitas Descalços que escolheu, no século XVI, esta região para se instalar, contribuindo para a plantação e extensão da mata.

É bastante fácil passear e explorar esta mata: não precisa de se aventurar por caminhos complicados ou difíceis de encontrar. A melhor forma de explorar este local é percorrendo os diferentes caminhos pedestres, preparados especialmente pela Fundação Mata do Buçaco.

Procure os diferentes tipos de árvores e vegetação, encontre cada ponte, lago e fonte e descubra a magia única de um dos locais mais queridos do centro de Portugal. Com seis percursos pedestres, todos eles bem sinalizados
Esta mata é considerada como um jardim botânico, pois abriga nele mais de 700 espécies vegetais e animais, algumas delas raras e exóticas.

O Vale dos Fetos é um das zonas mais especiais desta mata: nele encontrará lagos e fontes que o vão refrescar e surpreender pela forma como casam na perfeição com o verde da vegetação.

ONDE FICAMOS?

PE-TP Bussaco

COORDENADAS GPS

40°22’34.1″N 8°21’50.5″W
40.376151, -8.364028

  

PIÓDÃO, A ALDEIA DE XISTO

Piodão – Buçaco » 80km (1h30)

Um olhar distante e lá do alto descortinam-se as construções erigidas ao redor dos socalcos. Os tons escuros do xisto dominam a paisagem, mas o azul nas portas e janelas das casas produz um contraste singular. Quem caminha pelas ruelas de Piódão aprende uma lição sobre a arquitetura dos homens comuns, no desaio de fazer frente aos rigores da natureza.

Sabia…

Diogo Lopes Pacheco Piódão está ligada a um dos episódios mais trágicos e míticos da história de Portugal:

O assassinato de D. Inês de Castro. A localização da aldeia, numa zona inóspita e de difícil acesso na Serra do Açor, tornava o local um refúgio para pessoas com contas a acertar com a justiça.
Diogo Lopes Pacheco, um dos acusados da morte da bela Inês, foi viver em Piódão para fugir à vingança de D. Pedro I, que ascendeu ao poder em 1357 e iniciou uma autêntica caça ao homem.
Para a histórica icaram os apelidos Pacheco e Lopes, ainda hoje muito comuns por aquelas paragens.

ONDE FICAMOS?

PE-TP Piódão , existem diversos espaços, no entanto, não é fácil encontrar um que seja impecável!

COORDENADAS GPS

40°13’45.4″N 7°49’30.1″W
40.229286, -7.825029

O que visitar

PORTAS AZUIS
Porquê em Piódão as portas das casas são azuis? Há muitas teorias, mas a melhor delas é também muito simples:
porque o contraste com o xisto torna a aldeia muito mais encantadora

 PRAIA FLUVIAL
Nos dias de calor intenso do verão, as águas da praia luvial de Piódão, com uma envolvente arborizada, convidam a um mergulho

 IGREJA DE PIÓDÃO
Dedicada a Nossa Senhora da Conceição, a igreja é do século XVIII, mas passou por várias obras de restauro e ampliação. O branco e o azul fazem contraste com as casas, tornando a construção
um marco na paisagem de Piódão

 ONDE COMER:

Restaurante O Fontinha, AHP Piódão
T: (+351) 235 731 151
M: (+351) 914 180 281
E: candilopes_1969@hotmail.com

Hotel Inatel Piódão, AHP Piódão
T: (+351) 235 730 100
M: (+351) 965 017 052
E: inatel.piodao@inatel.pt
www.inatel.pt

Fotos: Eurostops

# 2 – SERRA ESTRELA

PIÓDÃO – FOZ D’EGUA – UNHAIS DA SERRRA

Partimos na manhã seguinte em direcção: Praia Fluvial de Foz d’Eguas 

Um espaço verdadeiramente encantador na serra do Açor

ONDE FICAMOS?

PF Foz d’Égua

COORDENADAS GPS

40°14’54.1″N 7°48’44.3″W
40.248354, -7.812307

 Seguimos a nossa rota para – Unhais da Serra – , onde ficamos no parque de caravanas, junto da praia fluvial e parque de merendas.

 ONDE FICAMOS?

ASA-M Unhais da Serra

COORDENADAS GPS

40°15’21.9″N 7°37’24.7″W
40.256081, -7.623535

Seguimos para a Covilhã, onde pernoitamos na Parque de Campismo do Pião a ca. 1000 mts de altitude

# 3 – BELMONTE

COVILHÃ – PENHAS DA SAÚDE – TORRE – BELMONTE

A Maior de Portugal Continental

Seja de Inverno ou de Verão, a Serra mais alta de Portugal Continental atrai cada vez mais visitantes.

Com uma altitude máxima de 1993 metros na Torre, a Serra da Estrela é uma zona de rara beleza paisagística com desníveis montanhosos impressionantes onde podemos viver intensamente o silêncio das alturas. E aproveitar esses momentos de comunhão com a natureza para observá-la, reparando na variedade da vegetação, nas aves ou nos rebanhos de ovelhas guiados por cães da raça a que a Serra deu nome.

Mas também podemos seguir o curso dos grandes rios portugueses desde as suas nascentes – o Mondego no Mondeguinho, o Zêzere no Covão de Ametade e o Alva no Vale do Rossim são locais deslumbrantes. Ou apreciar os vales glaciares de Loriga, Manteigas, ou o Covão do Urso e o Covão Grande. Nos meses mais quentes, a melhor sugestão será decerto a Rota das 25 lagoas que nos guia por espaços refrescantes.

Já com o tempo frio, a Serra da Estrela é o único sítio em Portugal onde podemos praticar esqui na neve, bem como andar de trenó, de snowboard ou de motoski. Existem diversas pistas com infraestruturas de apoio, e ainda encontramos pistas de neve sintética para esquiar em qualquer época do ano.

ONDE FICAMOS?

PC Pião

COORDENADAS GPS

40°17’14.3″N 7°31’43.7″W
40.287304, -7.528805

BELMONTE, a vila museu

Belmonte está implantado na margem esquerda do rio Zêzere, em plena Cova da Beira, no sopé da Serra da Estrela. A vila instalou-se na morro granítico da Serra da Boa Esperança e estendeu-se ao longo dele para Sudoeste.

Terra à vista

O que Belmonte tem a ver com o Brasil?
Muita coisa. É a terra natal de Pedro Álvares Cabral, o membro mais notável de uma família da nobreza local, que em 1500 descobriu o Brasil (muitos defendem a expressão “achamento”). A presença do navegador pode ser sentida em vários lugares, como o imponente Castelo de Belmonte, que pertenceu à família Cabral.

O Museu dos Descobrimentos divulga os feitos dos navegadores portugueses e dedica especial atenção a esse ilho da terra. Ao passar pelo Largo Dr. António José de Almeida, o visitante encontra uma estátua do navegador e um monumento em pedra com a inscrição de parte do texto de Pero Vaz de Caminha a anunciar a chegada à Terra de Vera Cruz

Lá do alto do castelo, as janelas e as namoradeiras permitem um olhar largo sobre a paisagem verdejante. A Cova da Beira está emoldurada pela Serra da Estrela, lá ao fundo. Ali mesmo ao pé, o casario alterna-se por ruas amplas ou estreitas ruelas, que se abrem para os visitantes, prontas a revelar os seus segredos. Igrejas, sinagogas e museus, dão o tom para uma visita intensa em  experiências. Um simples passeio por Belmonte traz momentos para icar na memória. Sentir o bulício do quotidiano da vila.

Saborear descobertas inesperadas a cada esquina. Acompanhar o pulsar de uma vida que pede tempo para a contemplação. Tudo isso, claro, tendo como pano de fundo a simpatia das gentes locais. Depois de passar por Belmonte, içam as memórias e um desejo de voltar sempre.

ONDE FICAMOS?

PE Castelo Belmonte  |  ASA-M Belmonte

COORDENADAS GPS

PE Castelo:

Lg. de São Tiago
6250-048 Belmonte

40°21’33.9″N 7°20’55.0″W
40.359424, -7.348604

ASA Belmonte

40°21’49.5″N 7°20’27.9″W
40.363761, -7.341077

O QUE VISITAR

Castelo Belmonte | A construção do Castelo data do século XIII . Em 1258 D. Afonso III autoriza D. Egas Fafe a construir uma Torre no Castelo de Belmonte, no entanto, no local onde se ergue o Castelo, haveria já um sistema defensivo, posto a descoberto com as escavações arqueológicas realizadas no monumento, cuja construção estaria relacionada com as necessidades de repovoamento e de afirmação do poder real de D. Sancho I na região.

Museu dos Descobrimentos | Museu interativo que faz uma viagem por mais de 500 anos.

Villa Romana da Quinta da Fórnea | Nesta Villa, com mais de 1 hectar, destacam-se os banhos – frigidarium, tepidarium e caldarium.

Torre de Centum Cellas |  situada em Colmeal da Torre, é talvez o monumento mais enigmático do Concelho – 40°22’38.8″N 7°20’34.4″W |  40.377432, -7.342890

Igreja de Santiago |  Com belas pinturas murais e o Panteão dos Cabrais adossado

Sinagoga | A presença de uma Sinagoga comprova a existência de uma comunidade judaica viva, numerosa e ativa

Museu Judaico | A partir do Museu Judaico, os participantes são convidados a conhecer a história da última comunidade Criptojudaica que sobreviveu no nosso país.

RESUMO DA ROTA

Total de km percorridos 220 KM,  2 noite uma paga (3 PAX . Parque Campismo Pião 15 EUR) e outra gratuita, combustível  (Diesel) 35€

Eurostops

www.eurostops.pt

Related Posts

Mudam-se os tempos, desaparecem os carros Como apaixonados pelo mundo motorizado, tivemos ...
Eurostops
21/11/2020
ASA Entroncamento Espaço gratuito com área de manutenção Ver ASA Entroncamento Aprovado Uma viagem ...
Eurostops
27/10/2020
DADOS GERAIS SOBRE A BULGÁRIA BULGÁRIA É habitual que as respostas afirmativas ("Da") a uma qualquer ...
Eurostops
21/10/2020
Close