Site logo
< Todos os tópicos
Imprimir

Cães na Autocaravana

Os cães preferem estar sempre com os seus donos pelo que são normalmente companheiros de viagem sem complicações. Mesmo as viagens mais longas não são um problema para a maioria deles. Se houver possibilidade, pode começar a viajar em cachorro para que os pequenos narizes peludos se habituem a viajar numa autocaravana. Enquanto a mudança de local é stressante para os gatos ou pequenos animais de estimação, os cães podem normalmente ser levados consigo nas férias. A autocaravana é quase ideal para isso: ao contrário de um avião, o cão está na mesma divisão que os seus donos e, ao contrário do comboio, é fácil fazer pausas para ir à casa de banho e beber.

Porque é que nem todos os cães gostam de viajar de carro

Atenção: nem todos os cães gostam de viajar de carro. Para alguns companheiros de quatro patas, viajar de carro significa medo e stress. Entram em pânico, não querem entrar no carro, ladram ou uivam durante a viagem. Alguns cães ficam enjoados, o que, por sua vez, os leva a ficar ainda mais stressados na viagem seguinte.

Os cães que têm medo devem ser habituados ao carro lenta e cuidadosamente. Antes de mais, o cão deve aprender a relacionar o carro com algo positivo. Para o fazer, pode levar o cão para perto do carro e, mais tarde, para dentro do carro, retribuindo-o com recompensas. Em circunstância alguma deve obrigar o cão a fazer alguma coisa. As viagens curtas só devem ser feitas quando o cão entrar no carro ou na autocaravana sem stress.

Viajar numa transportadora para cães também deve ser praticado. É melhor colocar alguma comida na caixa em casa, num ambiente familiar. O cão deve ir lá sozinho e receber a sua recompensa. Faça isto algumas vezes até que o cão goste realmente de entrar na casota.

Para os cães que ficam enjoados, deve solicitar aconselhamento ao veterinário e esclarecer se os comprimidos de viagem podem ajudar. Neste caso, os cães ficam mais relaxados de viagem em viagem porque aprendem que já não têm náuseas. Poderá então ser possível parar de tomar os comprimidos novamente, uma vez que o cão se habituou a viajar descontraidamente. Em qualquer caso, é importante não alimentar o cão antes de uma viagem de carro.

Onde fica o seu amigo de quatro patas?

Todos os donos de cães são responsáveis pela segurança adequada do seu animal no trânsito rodoviário. De acordo com o Regulamento, os animais são considerados “carga” que não pode prejudicar a segurança rodoviária. Por este motivo, os cães só devem ser transportados em autocaravanas se devidamente acondicionados. Os cães não acondicionados podem tornar-se um projétil em caso de manobras de travagem inesperadas ou de colisões traseiras e ser atirados através do veículo, representando um risco considerável tanto para os animais como para as pessoas nos bancos da frente. Além disso, as companhias de seguros podem recusar o pagamento de indemnizações em caso de sinistro se o cão não estiver devidamente seguro.

Enquanto viaja

Existem vários sistemas de cintos disponíveis nas lojas de animais para fixar os cães ao assento. para cães. As caixas de transporte para cães são ainda mais seguras, embora isso dependa do local onde a caixa é colocada e da forma como é fixada. O tamanho da caixa de transporte de cães deve ser escolhido de acordo com o tamanho do animal. O cão deve conseguir sentar-se direito, virar-se e deitar-se numa posição relaxada. Contudo, a caixa não deve ser tão grande que o cão seja atirado para trás e para a frente durante uma travagem forte.

Não deve alimentar o seu cão imediatamente antes de viajar, mas certifique-se de que ele bebe bastante.
Certifique-se de que não está demasiado calor no carro e planeie viagens longas de manhã bem cedo ou ao fim da tarde nos dias de verão. Faça pausas regulares com o seu cão, pelo menos de duas em duas horas, para que possa beber, fazer as suas necessidades e esticar as patas. Mesmo que conheça as ilustrações dos focinhos dos cães nas janelas abertas dos automóveis: não exponha o seu cão a correntes de ar! As correntes de ar podem facilmente causar conjuntivite.

Índice