Limites de peso
Para quem viaja com carta de condução B, o limite de peso bruto permitido de 3,5 t é o limite mágico que não deve ser desrespeitado na altura de fazer as malas. A nossa lista de dicas mostra-lhe uma maneira fácil de o fazer.
Reduzir a carga útil
No que diz respeito às garrafas de gás e ao mobiliário de campismo, é aconselhável optar por artigos fabricados em alumínio para reduzir o peso.
Os depósitos de água aumentam consideravelmente o peso. Um depósito de água parcialmente cheio é o suficiente, dado que pode ser rapidamente reabastecido durante a viagem.
As provisões para a viagem de ida são importantes, mas não é necessário atestar o frigorífico até ao limite. A degustação dos produtos locais é o que torna as férias tão especiais!
Um conjunto de loiça de 12 peças geralmente não é indispensável numas férias em autocaravana. No que diz respeito aos utensílios de cozinha, a fórmula é: o necessário, e o mínimo possível.
A maior parte dos parques de campismo dispõe de casas de banho e a maior parte tem uma lavandaria. Isto significa que até as viagens mais longas podem ser feitas sem ter de levar ´Toneladas´ de roupa consigo.
Carga correta
A bagagem deve ser distribuída o mais uniformemente possível no veículo.
As bagagens mais pesadas devem ser colocadas na parte inferior, perto do eixo. A carga máxima por eixo deve ser respeitada!
É importante saber o peso a tara veículo. Só assim é possível saber qual a carga útil permitida. A tara do veículo pode ser consultado no documento de registo do veículo (Livrete – DUA)