Maus cheiros
Trata-se de uma mistura do odor inerente aos materiais, dos passageiros que se encontram presentes – pessoas e animais de estimação – e das suas actividades: cozinhar, tomar banho, usar a casa de banho. E tudo isto num espaço muito pequeno.
Como é que surgem os maus odores?
Os maus odores são causados pela biodegradação dos materiais, que envolve bactérias, entre outras razões. Basicamente, porém, pode dizer-se que os maus cheiros não existem de facto. Existem apenas partículas que o nosso nariz percepciona.
Então, o que é que sentimos exatamente quando cheira na autocaravana?
Na maioria dos casos, são substâncias orgânicas que nós e os nossos animais de estimação transportamos para dentro da autocaravana com as nossas roupas, sapatos e peles. Estas substâncias servem de alimento às bactérias. Elas decompõem essas substâncias, produzindo gases putrefactos, por exemplo, que se acumulam como aerossóis nos vapores da autocaravana.
SABIA…
Porque é que percepcionamos alguns odores como agradáveis, outros como malcheirosos e alguns até como nojentos?
Isto deve-se em parte às nossas próprias experiências, mas também às experiências que foram armazenadas no nosso córtex através da evolução. Há um princípio de sobrevivência ancestral por detrás disto: o homem pré-histórico sobrevivia melhor se não comesse comida estragada. E o seu sensor para o efeito era o nariz.
O cérebro armazena experiências negativas ou positivas para determinados odores.
Embora os seres humanos não tenham tantas células olfactivas como os cães, nem tantas como os gatos, ainda assim têm um número suficientemente grande delas para serem capazes de perceber bem os odores. Isto envolve partículas de odor que flutuam em aerossóis e se fixam nas células olfactivas. Os estímulos correspondentes são transmitidos ao cérebro, onde são associados a experiências memorizadas. Só aí é que um odor se torna bom ou mau.