O Parque Natural do Mosteiro de Pedra é uma das experiências mais gratificantes que podemos encontrar em Espanha, através de um passeio invulgar em que a água tem um papel destacado, formando inúmeras cascatas. Podemos encontrar um pouco de tudo no parque, mas acima de tudo ver muito, muito verde e muita água.
A corrente do rio Pedra moldou todo o Parque formando lagos, grutas e cascatas. Neste espaço é possível descobrir belas paisagens como o espelho do lago, passando a “Peña del Diablo” a impressionante cascata com 50 m de altura “Cola de Caballo”, que esconde uma gruta natural espetacular, a “Íris”. Podemos também desfrutar de muitas cascatas que o parque oferece, como a “Trinidad”, “Chorreaderos”, Baño de Diana”, miradouros, lago dos patos, voo de algumas aves...etc.
Sem dúvida, o parque inspira e podemos sentir a magia da água em cada canto do parque. Esta magia pode ser sentida através dos vários sentidos: observando a beleza da paisagem, ouvindo os canto dos pássaros, sentindo o fluxo e a força da queda de água. É um passeio num lugar romântico e fantástico que nos leva ao século XIX, data na qual o Sr. Juan Federico Muntadas, autor e descobridor do parque e da gruta de Íris tornaram este espaço num ex-líbris até aos dias de hoje, sendo declarado em 2010 Local de Interesse Cultural.
O parque abriga densas florestas ribeirinhas, contendo ricos ecossistemas biológicos, com várias espécies de animais e plantas e com um microclima único.
Além do Parque Natural podemos visitar também o Mosteiro Cistercense do ano de 1195. Este Mosteiro agrega um Claustro, um Altar Barroco, a Abadia, um Refeitório, um Calefatório, etc.. De forma sucinta este mosteiro era uma fortaleza com funções de defesa dos muçulmanos e nos tempos da Reconquista ( 1194 ) Afonso II de Aragão deu o castelo e todas as terras que cercavam a Ordem de Císter, daí a desigação de Mosteiro Cistercense.
Na entrada recebemos um mapa com todos os percursos possíveis de se fazer, com o nome das cascatas, miradouros e outros.
A visita é livre e é aconselhável que se vá com tempo para desfrutarmos de cada “cantinho” bucólico e deliciosamente maravilhoso.
Mesmo no Verão, a água é uma constante.
A entrada custa 15€, mas vale cada euro pela tranquilidade e sensação de relaxamento que o mesmo nos transmite. A entrada inclui também a visita que pode ser guiada ao Mosteiro.
Existe um parque reservado a Autocaravanas. É gratuito!