Letur é uma das aldeias mais encantadoras de Albacete e constitui o conjunto muçulmano mais importante da província; o seu centro histórico, de traçado muçulmano, feito de argila, água e cal, foi declarado Conjunto Histórico-Artístico. As suas ruas estreitas e sinuosas, com parapeitos, ladeiras, arcos e portais, proporcionam um passeio agradável. Situada no belo enclave natural da Serra do Segura, a aldeia vive em estreita harmonia com a natureza. A vila é literalmente atravessada pela água, sempre presente e protagonista absoluta.
A água percorre as ruas estreitas de Letur através dos seus esgotos árabes, canais de irrigação, valas, cais, pilares, fontes, poças, lagoas, wadis e riachos. Prova de tudo isto, e de visita obrigatória, é o Charco de Las Canales, uma impressionante piscina natural de água fresca e limpa, própria para banhos, formada pelo curso da ribeira no centro da cidade.
São caraterísticos de Letur os numerosos pórticos ou portas de bairro, formados por um arco semicircular ou lintel com duas ombreiras, todos de pedra, que servem de distribuidor ou entrada a várias casas e que se encontram em numerosas ruas como Portalico, Abayacín, Cuesta de Los Lirios e Aire. Destacam-se também o arco de pedra de Las Moreras, monumento natural, e o arco da Puerta del Sol, antiga entrada da cidade, datada do século XII.
Adicione uma avaliação